Monitora:Isabela de Oliveira Batista
Relatório do processo de
monitoria referente ao mês de Junho/2012
O Estágio de monitoria
está sendo realizado em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I, do
turno matutino da Escola Municipal Francisca de Sande, localizada na rua Muniz
Travasso, Alto de Coutos, Salvador/BA. Esta etapa, consistiu em apresentação,
observação e regência de classe, tendo como um dos objetivos, apresentar de
forma mais interativa a leitura, aos alunos inseridos
nessa turma.
Para terceira aula, foi feita uma nova proposta, tendo como
principal conteúdo a aprendizagem da escrita de palavras já conhecidas e
tiradas do quadro, no momento do acolhimento aconteceu a
apresentação de um novo livro, a monitora apresentou a capa do livro Chapeuzinho
Amarelo; ajudou os alunos a fazerem analogias sobre personagem já conhecidas ou
histórias como chapeuzinho vermelho, o lobo e os medos de cada um deles
registrados nas ilustrações contidas no livro. Como procedimentos
de ensino foi feita a leitura pela monitora com ajuda de alguns alunos que já
sabem ler do livro Chapeuzinho Amarelo - Buarque, Chico.
Também foi realizada a apresentação da
forma escrita de um trecho da história trabalhada e a discussão sobre sua
principal temática, o medo, ainda existente ou já vencido de algo que assusta
cada um. Foi feita a comparação dos medos relatados pelas crianças com os
relatados pela personagem. Os recursos didáticos usados
nessa etapa foram: Livreto de histórias bem ilustrado, lápis, e caderno.
Já
no momento da interação foi planejado que eles fizessem comentários sobre o
texto com participação da turma, produção de desenhos sobre a temática do
livro, a produção coletiva de uma lista de palavras que rimam contidas no
texto,tendo como objetivos a integração de cada individuo dentro do contexto da
história, não como um simples leitor mas para que se identifiquem com a
personagem e em seguida voltem ao seu olhar crítico sobre chapeuzinho amarelo e
o próprio medo de cada um.
O que foi elaborado nessa fase foi em parte realizado por que a turma não
desenvolveu bem a parte da interação devido a alguns alunos tirarem a atenção
de outros, não atingindo assim o objetivo esperado, além das dificuldades já
observadas como fato de que a maioria da turma ainda não tem a leitura e
escrita livre bem desenvolvidas. Neste encontro pude observar na prática que o recorrer
para a memória de cada aluno e integrá-lo com o texto ajudam a estimular o
raciocínio dos alunos.
Porém as crianças ainda demonstram resistência com trabalhos que
envolvam grupos e tarefas coletivas. Contudo desenvolveram bem as atividades
propostas nos outros momentos deste encontro.Desta forma, para cativar mais a
atenção deles para o encontro seguinte serão planejadas atividades mais calmantes
como proposto pela direção da escola quando a dificuldade foi relatada, como
quebra-cabeças individuais com sequencias de imagens e pequenos trechos e
palavras relatadas na história Chapeuzinho Amarelo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário