domingo, 15 de julho de 2012

Relatório do processo de monitoria referente ao mês de Junho/2012



Monitora:Isabela de Oliveira Batista
Relatório do processo de monitoria referente ao mês de Junho/2012


O Estágio de monitoria está sendo realizado em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I, do turno matutino da Escola Municipal Francisca de Sande, localizada na rua Muniz Travasso, Alto de Coutos, Salvador/BA. Esta etapa, consistiu em apresentação, observação e regência de classe, tendo como um dos objetivos, apresentar de forma  mais  interativa a leitura, aos alunos inseridos nessa turma.
Para terceira aula, foi feita uma nova proposta, tendo como principal conteúdo a aprendizagem da escrita de palavras já conhecidas e tiradas do quadro, no momento do acolhimento aconteceu a apresentação de um novo livro, a monitora apresentou a capa do livro Chapeuzinho Amarelo; ajudou os alunos a fazerem analogias sobre personagem já conhecidas ou histórias como chapeuzinho vermelho, o lobo e os medos de cada um deles registrados nas ilustrações contidas no livro. Como procedimentos de ensino foi feita a leitura pela monitora com ajuda de alguns alunos que já sabem ler do livro Chapeuzinho Amarelo - Buarque, Chico.
Também foi realizada a apresentação da forma escrita de um trecho da história trabalhada e a discussão sobre sua principal temática, o medo, ainda existente ou já vencido de algo que assusta cada um. Foi feita a comparação dos medos relatados pelas crianças com os relatados pela personagem. Os recursos didáticos usados nessa etapa foram: Livreto de histórias bem  ilustrado, lápis, e caderno.
Já no momento da interação foi planejado que eles fizessem comentários sobre o texto com participação da turma, produção de desenhos sobre a temática do livro, a produção coletiva de uma lista de palavras que rimam contidas no texto,tendo como objetivos a integração de cada individuo dentro do contexto da história, não como um simples leitor mas para que se identifiquem com a personagem e em seguida voltem ao seu olhar crítico sobre chapeuzinho amarelo e o próprio medo de cada um.
O que foi elaborado nessa fase foi  em parte realizado por que a turma não desenvolveu bem a parte da interação devido a alguns alunos tirarem a atenção de outros, não atingindo assim o objetivo esperado, além das dificuldades já observadas como fato de que a maioria da turma ainda não tem a leitura e escrita livre bem desenvolvidas. Neste encontro pude observar na prática que o recorrer para a memória de cada aluno e integrá-lo com o texto ajudam a estimular o raciocínio dos alunos.
Porém as crianças ainda demonstram resistência com trabalhos que envolvam grupos e tarefas coletivas. Contudo desenvolveram bem as atividades propostas nos outros momentos deste encontro.Desta forma, para cativar mais a atenção deles para o encontro seguinte serão planejadas atividades mais calmantes como proposto pela direção da escola quando a dificuldade foi relatada, como quebra-cabeças individuais com sequencias de imagens e pequenos trechos e palavras relatadas na história Chapeuzinho Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário