sexta-feira, 13 de julho de 2012

Relatório do processo de monitoria referente ao mês de Maio/2012





Monitora:Isabela de Oliveira Batista
Relatório do processo de monitoria referente ao mês de Maio/2012

O Estágio de monitoria está sendo realizado em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I, do turno matutino da Escola Municipal Francisca de Sande, localizada na rua Muniz Travasso, Alto de Coutos, Salvador/BA. Esta etapa, consistiu em apresentação, observação e regência de classe, tendo como um dos objetivos, apresentar de forma  mais lúdica a língua portuguesa para os alunos inseridos nessa turma.
Para primeira aula, a professora regente organizou um esquema das atividades a serem trabalhadas pela monitora tendo esta como conteúdo principal a leitura e interpretação oral de texto, desta forma ocorreram as apresentações do monitor e dos alunos da sala como forma de acolhimento com nome, idade, e brincadeira favorita. O procedimento de ensino posto em prática foram leitura feita pela monitora do livreto Bagunça e Arrumação- Pirillo, Marilia. Os recursos didáticos utilizados nessa etapa foram, livreto de histórias bem  ilustrado, papel office colorido, lápis, lápis de cor e caderno.E no momento da  interação para a observação foram feitos comentários sobre o texto com participação da turma, produção de desenhos sobre a temática do livro e a produção coletiva de uma lista de palavras com temática “Minha caixa de brinquedos”.Tendo como objetivos a interpretação de textos ouvidos,a exposição de  idéias e sentimentos e a escrita de  palavras de estruturas simples.
Para segunda aula, foi organizado pela monitora um outro esquema a ser trabalhado, tendo esta como conteúdos principais o conceito de habitat animal e a leitura e interpretação oral de texto, como forma de acolhimento ocorreu a apresentação feita por cada aluno quanto aos seus conhecimento de histórias sobre a personagem “Lobo”. Os procedimentos de ensino aplicados foram  a apresentação feita pela monitora com participação da turma, da parlenda (Vamos passear no bosque) em forma de música,que teve como referencia o livreto Parece... mas não é –Simonetti, Amália. Também foi realizada a apresentação da forma escrita da parlenda trabalhada e o reconto coletivo de uma lenda da região com personagem (lobo). Os recursos didáticos utilizados nessa etapa foram, livreto de histórias bem  ilustrado, lápis, e caderno.Já  no momento da  interação para foram feitos comentários sobre o texto com participação da turma, produção de desenhos sobre a temática do livro, a produção coletiva de uma lista de palavras com temática “Animais” e jogo da forca com nomes dos animais trabalhados na lista .Tendo como objetivos a Vivencia da dinâmica da escuta da parlenda  (Vamos passear no bosque), a caracterização do contexto/ habitat dos personagens da parlenda,o desenvolvimento da  capacidade criativa no reconto e o reconhecimento das letras das palavras listadas.

Nessa fase o que foi planejado foi bem realizado por que a turma desenvolveu bem a atividade proposta, atingindo o objetivo esperado, apesar das dificuldades já observadas em alguns alunos com necessidades especiais de intelecto e o fato de que a maior parte da turma ainda não tem a leitura desenvolvida.Neste encontro pude observar na prática que o uso de pausas protocoladas e perguntas no tempo certo incentivam mais o aluno e cativam a atenção da turma e que abordagens mais lúdicas e lições em forma de brincadeiras ou jogos estimulam mais o raciocínio dos alunos.
As crianças demonstraram certa resistência visto que se tratava de outra professora que não a deles mas desenvolveram bem as atividades propostas, pois esse tipo de atividade já está inserida no dia a dia deles e que por se tratar de uma abordagem mais lúdica de um texto já conhecido pelos alunos eles interagiram mais com aula, inclusive assumindo o papel de várias personagens.Desta forma,para cativar mais a atenção deles para o encontro seguinte foram planejadas tarefas mais dinâmicas e coletivas como construções de textos em grupos e recontos de histórias do conhecimento geral, como lendas da região.


PARA INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE INSCRIÇÕES E CONSULTAS DE VAGAS PARA PROCESSO DE MONITORIA ENTRE EM CONTATO COM O ATENDIMENTO DO PICEB (PROJETOS INOVADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA) ATRAVÉS DO TELEFONE: 33840455.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário