Monitora:Isabela
de Oliveira Batista
Relatório do processo de
monitoria referente ao mês de Maio/2012
O
Estágio de monitoria está sendo realizado em uma turma do terceiro ano do
ensino fundamental I, do turno matutino da Escola Municipal Francisca de Sande,
localizada na rua Muniz Travasso, Alto de Coutos, Salvador/BA. Esta etapa, consistiu
em apresentação, observação e regência de classe, tendo como um dos objetivos,
apresentar de forma mais lúdica a língua
portuguesa para os alunos inseridos nessa turma.
Para primeira aula, a professora regente
organizou um esquema das atividades a serem trabalhadas pela monitora tendo
esta como conteúdo principal a leitura e interpretação oral de texto, desta forma ocorreram as
apresentações do monitor e dos alunos da sala como forma de acolhimento com
nome, idade, e brincadeira favorita. O procedimento de ensino posto em prática
foram leitura feita pela monitora do livreto Bagunça e Arrumação- Pirillo,
Marilia. Os recursos didáticos utilizados nessa etapa foram, livreto de
histórias bem ilustrado, papel office
colorido, lápis, lápis de cor e caderno.E no momento da interação para a observação foram feitos
comentários sobre o texto com participação da turma, produção de desenhos sobre
a temática do livro e a produção coletiva de uma lista de palavras com temática
“Minha caixa de brinquedos”.Tendo como objetivos a interpretação de textos
ouvidos,a exposição de idéias e
sentimentos e a escrita de palavras de
estruturas simples.
Para segunda aula, foi organizado pela monitora
um outro esquema a ser trabalhado, tendo esta como conteúdos principais o
conceito de habitat animal e a
leitura e interpretação oral de texto, como forma de acolhimento ocorreu a apresentação feita
por cada aluno quanto aos seus conhecimento de histórias sobre a personagem
“Lobo”. Os procedimentos de
ensino aplicados foram a
apresentação feita pela monitora com participação da turma, da parlenda (Vamos
passear no bosque) em forma de música,que teve como referencia o livreto
Parece... mas não é –Simonetti, Amália.
Também foi realizada a apresentação da forma escrita da parlenda
trabalhada e o reconto coletivo de uma lenda da região com personagem (lobo).
Os recursos didáticos utilizados
nessa etapa foram, livreto de histórias bem ilustrado, lápis, e caderno.Já no momento da
interação para foram feitos comentários sobre o texto com participação
da turma, produção de desenhos sobre a temática do livro, a produção coletiva
de uma lista de palavras com temática “Animais” e jogo da forca com nomes dos
animais trabalhados na lista .Tendo como objetivos a Vivencia da dinâmica da
escuta da parlenda (Vamos passear no
bosque), a caracterização do contexto/ habitat dos personagens da parlenda,o
desenvolvimento da capacidade criativa
no reconto e o reconhecimento das letras das palavras listadas.
Nessa fase o que foi planejado foi bem
realizado por que a turma desenvolveu bem a atividade proposta, atingindo o
objetivo esperado, apesar das dificuldades já observadas em alguns alunos com
necessidades especiais de intelecto e o fato de que a maior parte da turma
ainda não tem a leitura desenvolvida.Neste encontro pude observar na prática
que o uso de pausas protocoladas e perguntas no tempo certo incentivam mais o
aluno e cativam a atenção da turma e que abordagens mais lúdicas e lições em
forma de brincadeiras ou jogos estimulam mais o raciocínio dos alunos.
As crianças demonstraram certa resistência
visto que se tratava de outra professora que não a deles mas desenvolveram bem
as atividades propostas, pois esse tipo de atividade já está inserida no dia a
dia deles e que por se tratar de uma abordagem mais lúdica de um texto já
conhecido pelos alunos eles interagiram mais com aula, inclusive assumindo o
papel de várias personagens.Desta forma,para cativar mais a atenção deles para
o encontro seguinte foram planejadas tarefas mais dinâmicas e coletivas como
construções de textos em grupos e recontos de histórias do conhecimento geral,
como lendas da região.
PARA INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE INSCRIÇÕES E CONSULTAS DE VAGAS PARA PROCESSO DE MONITORIA ENTRE EM CONTATO COM O ATENDIMENTO DO PICEB (PROJETOS INOVADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA) ATRAVÉS DO TELEFONE: 33840455.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário