quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Relatório do processo de monitoria referente ao mês de Julho/2012



Monitora:Isabela de Oliveira Batista
Relatório do processo de monitoria referente ao mês de Julho/2012
Este estágio de monitoria está sendo realizado em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I, do turno matutino da Escola Municipal Francisca de Sande, localizada na rua Muniz Travasso, Alto de Coutos, Salvador/BA. Composta por 25 alunos em fase de aprimoramento de leitura.Esta etapa, consistiu em apresentação, observação e regência de classe, tendo como um dos objetivos, apresentar de forma  mais  prazerosa a leitura, aos alunos inseridos nessa turma.
Para quarta aula, houve um novo planejamento, tendo como principal conteúdo Leitura e reescrita de contos, no momento do acolhimento a monitora levou para os alunos as atividades desenvolvidas na aula anterior, relembrando suas analogias com a personagem chapeuzinho amarelo.A história trabalhada foi dividida em trechos que foram numerados segundo a sua ordem e cada um destes foi entregue a um aluno.Em seguida foi feita a leitura silenciosa dos trechos em posse da turma, e reescrita de cada parte feita de forma individual.Os alunos que não tem a leitura bem desenvolvida foram unidos em duplas com os que já lêem com mais facilidade.Os recursos didáticos usados nessa etapa foram: lápis, caderno, atividades da aula anterior, texto xerocado.Durante a interação eles uniram os trechos reescritos, formando um único texto coletivo, que foi lido para a classe.
Para a quinta aula teve como objetivo a reescrita de um conto tendo um personagem como narrador, trabalhando ponto de vista do narrador. No momento do acolhimento a monitora apresentou um novo livro intitulado Turma da Mônica e as Cores e distribuiu cópias sem o texto de algumas páginas do livro aos alunos,em seguida propôs que os alunos observassem as gravuras nas cópias e construíssem uma história descrevendo os eventos como se fossem as personagens.Em seguida pediu que cada um lesse sua própria parte para a turma.E como avaliação a turma foi distribuída em pequenos grupos para que comparassem suas descrições com as de seus colegas.Após as observações, eles responderam um questionário em forma de ficha sobre as principais semelhanças e diferenças de suas criações individuais.
Já o principal objetivo da sexta aula foi criar uma história, ilustrar e apresentá-la em classe.Para isso foi seguida uma sequência didática que consistiu em uma apresentação de uma história em quadrinhos feita pela monitora.Em seguida foram explicadas as características presentes em uma história em quadrinhos.No terceiro momento foi proposto que cada aluno criasse uma personagem,fazendo desenhos na folha de ofício e escrevendo sobre a mesma em uma ficha que foi entregue aos alunos. E como forma de avaliação os alunos foram distribuídos em grupos para que criassem uma história em quadrinhos de uma só página e com tema livre usando as personagens anteriormente criadas pelos membros dos grupos.
Durante o mês de Julho tudo o que foi planejado foi realizado, pois a turma desenvolveu todas as atividades propostas. Nesses encontros aprendi que a capacidade imaginativa de cada aluno pode ser trabalhada a partir de um texto ou material já existente.que eles podem ampliar sua criatividade se expostos a comparações e outras apresentações em grupo e que muitas crianças precisam de um tema pré selecionado para começarem a criar.
            Esses encontros foram muito significativos pois as crianças superaram as expectativas por se empenharem a fazer cada um sua parte no momento inicial e ficaram ansiosas para ver como ficaria o trabalho no momento da interação e ficaram muito surpresas com as diferenças entre os vários relatos, porém tiveram dificuldade para escolher um tema para trabalharem em grupo.Sendo assim, continuarei trabalhando com criações individuais e comparações em grupo porém propondo mais textos livres para desenvolver a habilidade de escolha, imaginação e criação de cada um.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário