Monitora:Isabela de Oliveira Batista
Relatório do processo de
monitoria referente ao mês de Julho/2012
Este estágio de monitoria está
sendo realizado em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I, do turno
matutino da Escola Municipal Francisca de Sande, localizada na rua Muniz
Travasso, Alto de Coutos, Salvador/BA. Composta por 25 alunos em fase de
aprimoramento de leitura.Esta etapa, consistiu em apresentação, observação e
regência de classe, tendo como um dos objetivos, apresentar de forma mais prazerosa
a leitura, aos alunos inseridos nessa turma.
Para quarta aula, houve um novo planejamento, tendo como principal
conteúdo Leitura e reescrita de contos, no momento do acolhimento a monitora levou para os
alunos as atividades desenvolvidas na aula anterior, relembrando suas analogias
com a personagem chapeuzinho amarelo.A história trabalhada foi dividida em
trechos que foram numerados segundo a sua ordem e cada um destes foi entregue a
um aluno.Em seguida foi feita a leitura silenciosa
dos trechos em posse da turma, e reescrita de cada parte feita de forma
individual.Os alunos que não tem a leitura bem desenvolvida foram unidos em
duplas com os que já lêem com mais facilidade.Os recursos didáticos usados nessa etapa foram: lápis, caderno, atividades da aula anterior, texto xerocado.Durante
a interação eles uniram os trechos reescritos, formando um único texto
coletivo, que foi lido para a classe.
Para
a quinta aula teve como objetivo a reescrita de um conto tendo um personagem
como narrador, trabalhando ponto de vista do narrador. No momento do
acolhimento a monitora apresentou um novo livro intitulado Turma da Mônica e as
Cores e distribuiu cópias sem o texto de algumas páginas do livro aos alunos,em
seguida propôs que os alunos observassem as gravuras nas cópias e construíssem
uma história descrevendo os eventos como se fossem as personagens.Em seguida
pediu que cada um lesse sua própria parte para a turma.E como avaliação a turma
foi distribuída em pequenos grupos para que comparassem suas descrições com as
de seus colegas.Após as observações, eles responderam um questionário em forma
de ficha sobre as principais semelhanças e diferenças de suas criações
individuais.
Já o principal objetivo da
sexta aula foi criar uma história, ilustrar e apresentá-la em classe.Para isso
foi seguida uma sequência didática que consistiu em uma apresentação de uma
história em quadrinhos feita pela monitora.Em seguida foram explicadas as características presentes em uma história em
quadrinhos.No terceiro momento foi proposto que cada aluno criasse uma
personagem,fazendo desenhos na folha de ofício e escrevendo sobre a mesma em
uma ficha que foi entregue aos alunos. E como forma de avaliação os alunos
foram distribuídos em grupos para que criassem uma história em quadrinhos de
uma só página e com tema livre usando as personagens anteriormente criadas
pelos membros dos grupos.
Durante o mês de
Julho tudo o que foi planejado foi realizado, pois a turma desenvolveu todas as
atividades propostas. Nesses encontros aprendi que a capacidade imaginativa de
cada aluno pode ser trabalhada a partir de um texto ou material já existente.que
eles podem ampliar sua criatividade se expostos a comparações e outras
apresentações em grupo e que muitas crianças precisam de um tema pré selecionado
para começarem a criar.
Esses
encontros foram muito significativos pois as crianças superaram as expectativas
por se empenharem a fazer cada um sua parte no momento inicial e ficaram
ansiosas para ver como ficaria o trabalho no momento da interação e ficaram
muito surpresas com as diferenças entre os vários relatos, porém tiveram
dificuldade para escolher um tema para trabalharem em grupo.Sendo assim, continuarei
trabalhando com criações individuais e comparações em grupo porém propondo mais
textos livres para desenvolver a habilidade de escolha, imaginação e criação de
cada um.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário